Acesse serviços e consulte benefícios pela internet.
O Meu INSS é uma ferramenta digital criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços e solicitação de benefícios da instituição.
Nela o cidadão também poderá acompanhar o andamento do seu pedido pelo número do seu CPF. Veja neste artigo como fazer esse procedimento.
Como ter acesso a essa plataforma?
Digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular. São mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS.
É importante lembrar que os trabalhadores que não quiserem ou não puderem acessar a ferramenta Meu INSS, podem solicitar seus pedidos, através da Central de Atendimento, pelo número de telefone 135 ou irem a uma agência do INSS.
Cadastro no Meu INSS
Para ter acesso às informações, o contribuinte precisa ter uma conta ativa no gov.br. Com um único usuário e senha o cidadão poderá utilizar todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com.
Para realizar o cadastro, são necessários: CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.
Quais pedidos de serviços podem ser realizados no Meu INSS?
Essa ferramenta possibilita que o trabalhador solicite diversos serviços e benefícios, de forma rápida e fácil, através da internet.
A documentação poderá ser digitalizada ou fotografada. Além disso, o cidadão pode acompanhar o andamento do seu pedido.
Veja alguns dos serviços que podem ser solicitados pela plataforma:
Aposentadoria por Idade;
Aposentadoria por tempo de contribuição;
Salário maternidade;
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
Benefícios Assistenciais;
Certidão de tempo de contribuição;
Alterar local ou forma de pagamento;
Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
Solicitar pagamento de benefício não recebido;
Recurso e revisão.
Como realizar a consulta de benefícios no Meu INSS?
A consulta é feita de maneira simples, acompanhe o passo a passo, a seguir:
Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS, com seu usuário e senha (eles podem ser únicos para todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com);
No menu, selecione a “Meus Benefícios”;
Serão apresentados todos os benefícios ativos e todos os pedidos realizados;
Selecione o requerimento enviado ao INSS e saiba a situação do benefício.
Quais são as possíveis respostas para as solicitações?
Existem três possíveis respostas para os pedidos do benefício, são elas:
pedido habilitado (a solicitação está em análise pelo INSS),
deferido (o benefício foi aprovado e será concedido);
indeferido (a solicitação foi analisada e negada).
Por: Ana Flávia Correa
Fonte: Gabriel Dau (Jornal Contábil)