Arrecadar de forma errada pode fazer com que o segurado gaste além do necessário.
A Reforma da Previdência que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019, alterou várias regras dos benefícios concedidos pelo INSS , com a aposentadoria não foi diferente.
Um erro no cálculo do benefício pode prejudicar bastante o segurado, por isso preparamos esse artigo para esclarecer alguns pontos e evitar que falhas aconteçam.
Quais são os principais erros cometidos no cálculo da aposentadoria?
Acompanhe a seguir as principais falhas no cálculo do benefício:
Falta de verificação das informações no INSS
O cálculo do benefício é baseado nas informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), mas em grande parte das vezes essas informações estão desatualizadas ou incorretas. Quando isso acontece, o segurado pode atualizar os dados, através do site Meu INSS.
Carteira de trabalho com rasura
O segurado que quer evitar falhas no cálculo do seu benefício, precisa verificar se todas as informações da carteira de trabalho estão legíveis e se o documento está em bom estado.
Importante: Se houver algum tipo de rasura nas datas de admissão ou demissão, o tempo de arrecadação considerado pelo INSS poderá ser diferente do tempo calculado pelo segurado. Assim, a autarquia pode compreender que o contribuinte não cumpriu o tempo necessário para a solicitação do benefício.
Como o segurado pode evitar esse transtorno?
O contribuinte pode evitar esse tipo de problema comprovando os vínculos de emprego, apresentando os contracheques e documentos de admissão e demissão.
Não fazer planejamento previdenciário
Quando falamos em planejamento previdenciário, muitas pessoas acham que é algo supérfluo; mas ele é a forma correta de assegurar a aposentadoria.
Uma dica importante para evitar esse problema é anotar tudo, conferir o valor total das arrecadações realizadas e quanto tempo falta para conseguir a aposentadoria.
Vale ressaltar, que o auxílio de um advogado especialista na área torna esse processo muito mais simples.
Escolher a modalidade errada
Contribuir de forma errada pode fazer com que o segurado gaste além do necessário. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o indicado é fazer simulações do benefício. Assim, será mais fácil garantir a aposentadoria mais vantajosa, que atendenda às suas necessidades.
Demorar para conferir a concessão do benefício
A Previdência Social, assim como tudo na vida, está sujeita a erros. Essa falha pode ser evitada com a confirmação da aposentadoria concedida.
Vale lembrar, que é muito importante que o segurado acompanhe cada detalhe do processo de concessão do benefício e reveja algumas questões, como: erros de cálculo; arrecadações não registradas; atividades não reconhecidas; verbas trabalhistas não incluídas.
O que o segurado pode fazer se desconfiar de algum erro no cálculo da aposentadoria?
Quando isso acontece o contribuinte pode pedir uma revisão do benefício.
Dica da FAP/DF : Para estar mais por dentro das questões que envolvem aposentadoria, direitos previdenciários, sobre questões do INSS entre em contato conosco, que faremos o possível para lhes informar e lhe ajudar.
atendimentofapdf2@gmail.com/ (61) 3425-3209 / whatsapp: (61) 9.9928-8185 ou acesse nosso site www.fapdf.org.br e fique informado sobre as notícias do dia.
Fonte: Ana Flavia Correa - Jornal Contábil
FAP/DF