Para realizar a atualização dos seus dados, o INSS disponibiliza uma ferramenta para os beneficiários o MEU INSS
Ter os dados cadastrais atualizados junto ao INSS é muito importante para ter acesso a todas as ferramentas que o INSS disponibiliza no site.
e outra questão importante é sobre a concessão de benefícios, pois caso você solicite um benefício e constar divergência de dados você terá dificuldades.
Mas atenção, vale lembrar que seus dados do INSS devem estar compatíveis com os da Receita Federal.
Documentos básicos para atualização
Antes de qualquer coisa é necessário estar com todos os documentos em mãos para agilizar o processo.
Confira a lista informada pelo INSS:
-Documentos pessoais do interessado com foto;
-Outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como, por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc;
-Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
-Extrato de pagamento de benefícios;
-Extrato de empréstimo consignado;
-Extrato para imposto de renda;
-Procuração ou termo de representação legal: documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver, mas só se for solicitado, então espere o pedido do INSS.
Como atualizar meus dados?
Tanto a atualização, quanto o acompanhamento da solicitação podem ser realizados online por meio do Meu INSS, veja o passo a passo:
1-Acesse o site ou app “MEU INSS”
2-Faça login usando senha e usuário do Gov.br
3-Clique em “Agendamentos/ Solicitações“
4-Clique em “Novo requerimento”
5-Digite “dados” no buscador
6-Escolha a primeira opção em que aparece “Atualização de Dados Cadastrais”
7-Confira se os seus dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, estão corretos.
8-Em seguida, informe o seu atual e-mail e número para contato.
9-Role para cima da tela, e clique em “Dados Adicionais”, essa opção possibilita incluir ou atualizar um dado novo.
10-Agora você irá enviar os seus documentos atualizados, clique em “novo” para anexar a documentação, e depois que terminar, toque em “Avançar” (É recomendado que esses arquivos estejam no formato PDF, mas caso não seja possível, como também é aceito em .jpeg, você pode utilizar as fotografias da própria câmera do seu celular mesmo.)
11-Escolha uma agência que fica mais perto de você. Escolha a melhor para você ir presencialmente em atendimentos futuros, caso for necessário.
12-Após isso, é só finalizar a solicitação de atualização.
13-PRONTO! Os seus dados já foram atualizados.
Acompanhamento da solicitação
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
-Entre no Meu INSS;
-Clique no botão Consultar pedidos;
-Encontre seu processo na lista;
-Se quiser ver mais detalhes, clique em detalhar.
Caso ainda haja dúvidas você pode entrar em contato com a central do INSS, através do número 135.
Dica da FAP/DF : Para estar mais por dentro das questões que envolvem aposentadoria, direitos previdenciários, sobre questões do INSS entre em contato conosco, que faremos o possível para lhes informar e lhe ajudar.
atendimentofapdf2@gmail.com/ (61) 3425-3209 / whatsapp: (61) 9.9928-8185 ou acesse nosso site www.fapdf.org.br e fique informado sobre as notícias do dia.
Fonte: Esther Vasconcelos - Jornal Contábil
FAP/DF