Segundo o Procon de São Paulo, de janeiro a dezembro foram 8.355 queixas, o que equivale a uma contestação a cada hora
As reclamações sobre crédito consignado aumentaram 28% no ano passado. Ao mesmo tempo, o volume dessa modalidade de empréstimo, que desconta diretamente da folha de pagamento, bateu recorde em 2021 e atingiu R$ 5,7 trilhões.
Segundo o Procon de São Paulo, de janeiro a dezembro foram 8.355 reclamações, o que equivale a uma queixa a cada hora, enquanto no mesmo período do ano anterior o número chegou a 6.502. Em 2019, antes da pandemia de coronavírus, o total foi de 2.505.
A modalidade é concedida a quem tem salário, aposentadoria ou pensão creditados em conta-corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento ou da aposentadoria do cliente, é uma opção de empréstimo fácil e tem uma das menores taxas do mercado.
Desde o começo de 2022, as novas contratações, renovações e portabilidades passaram a obedecer ao limite de comprometimento de 30% dos rendimentos, e não mais 35%, como vigorou até o fim de 2021. Além disso, o teto de juros passou de 1,8% para 2,14% ao mês. Nas operações realizadas com cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.
Em 2021, as medidas administrativas dos bancos contra irregularidades na oferta do crédito consignado aos consumidores mais do que dobraram. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o número passou de 247, em 2020, para 585, no ano passado, um aumento de 137% na comparação anual.
Também cresceram as advertências (de 134, em 2020, para 245, em 2021) e as punições às empresas (de nove, em 2020, para 26, em 2021), que ficaram impedidas de atuar em nome dos bancos.
O Procon-SP recomenda que o consumidor seja cauteloso quando tomar um empréstimo bancário. Além disso, orienta a não aceitar contrato de empréstimo consignado por meio de ligação telefônica, por email ou rede social.
"A pessoa é quem deve entrar em contato com a instituição financeira, caso precise de um empréstimo. Nunca fechar contrato, passar dados pessoais ou documentos quando recebe uma publicidade por email ou ligação telefônica", alerta o órgão de defesa do consumidor.
Onde reclamar
Procon - O atendimento telefônico está disponível para orientação do consumidor de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 17h, pelo número 151. Ou pelo site procon.sp.gov.br.
INSS - Reclamação sobre crédito consignado deve ser feita pelo site consumidor.gov.br
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Fonte: R7
FAP/DF