Existem três meios em que é possível consultar o benefício do INSS, sem precisar ir a uma agência.
Confira agora como fazer para consultar o benefício do INSS, informando o CPF através dos canais digitais ou eletrônicos de autoatendimento.
Para consultar o beneficio do INSS pelo CPF é muito simples e rápido e você pode fazer de 3 formas:
-Aplicativo MEU INSS
-Portal do MEU INSS
-Pelo telefone do INSS, o 135.
Veja a seguir como cada um deles funciona.
Meu INSS
Para fazer a consulta no site Meu INSS, você vai precisar do número do CPF e a senha cadastrada na conta gov.br. Confira:
Faça login;
Após entrar em sua conta, clique em “Meus Benefícios“;
Em seguida, aparecerá todos os benefícios que você solicitou. Basta selecionar aquele que deseja consultar e pronto!
Pelo aplicativo Meu INSS:
Baixe o aplicativo do seu celular;
Informe o seu CPF e clique em “Criar sua conta”;
Caso já tenha conta, basta clicar em “Avançar” e inserir com sua senha;
Na página inicial, você pode conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. No entanto, clique em “Extrato de Pagamento” para confirmar o pagamento.
Telefone do INSS
Você pode optar por ligar para o 135 e fazer uma consulta informando o seu CPF. Essa opção funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao telefonar, é necessário informa o seu CPF e solicitar a informação sobre a situação do seu benefício.
Benefícios que posso consultar
Você pode consultar qualquer benefício pago pelo INSS, como:
Aposentadorias;
Aposentadoria por idade;
Pensão por morte;
Auxílio-acidente;
Auxílio-doença;
Salário-maternidade;
Auxílio-reclusão;
Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Quanto tempo o requerimento do INSS fica em análise?
Prazos para a análise do seu pedido dentro do INSS:
Benefício assistencial (BPC/LOAS): 90 dias
Aposentadorias (menos por invalidez): 90 dias
Aposentadoria por invalidez: 45 dias
Salário-maternidade: 30 dias
Pensão por morte: 60 dias
Auxílio-reclusão: 60 dias
Auxílio-doença e por acidente de trabalho: 45 dias
Auxílio-acidente: 60 dias
* Estes prazos estão em vigor desde o dia 10/06/2021.
Status do requerimento do INSS
Existem três status possíveis para um requerimento do INSS:
Concedido: ou deferido, indica que o INSS aprovou o pedido.
Indeferido: ou negado, significa que o pedido não foi aprovado pelo INSS. Isso pode acontecer por falta de documentação ou ausência de requisitos obrigatórios.
Em exigência: indica que o segurado deve entregar documentos complementares para a conclusão da análise. Quando isso acontece, o prazo de análise é suspenso até que sejam apresentados os documentos exigidos.
Dica da FAP/DF : Para estar mais por dentro das questões que envolvem aposentadoria, direitos previdenciários, sobre questões do INSS entre em contato conosco, que faremos o possível para lhes informar e lhe ajudar.
atendimentofapdf2@gmail.com/ (61) 3425-3209 / whatsapp: (61) 9.9928-8185 ou acesse nosso site www.fapdf.org.br e fique informado sobre as notícias do dia
Fonte: Jornal Contábil
FAP/DF